quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Alex Manente anuncia liberação de R$ 1,4 mi para contenção de enchentes

Valor despendido pelo Governo do Estado, por meio de emendas do deputado, custeará obras de drenagem e canalização em São Bernardo

O deputado estadual Alex Manente (PPS-São Bernardo) vistoriou nesta segunda-feira (9) e terça-feira (10) a Vila Vivaldi e o Jordanópolis, bairros de São Bernardo mais castigados com a enchente do último sábado. Constatando a necessidade de obras emergenciais, o parlamentar destacou as emendas contempladas no Orçamento do Estado - que somam R$ 1,4 milhão - para micro-drenagem, canalização de córregos e infra-estrutura da cidade.

Minimizando o "pouco investimento" da gestão anterior para solucionar a questão, Alex Manente criticou a pavimentação feita às vésperas da eleição. "Tentamos trazer mais recursos desde o início do nosso mandato, mas o último governo não aceitava nossas emendas. Sempre disse que o asfaltamento eleitoreiro não resolveria. Agora, teremos de reverter trazendo investimento para construção de galerias de águas pluviais e canalização."

Com a liberação da verba estadual, que deve ser encaminha aos cofres do município até março, o deputado acredita que as enchentes sejam contidas até o próximo verão. "Certamente vamos virar a página, trabalhar para trazer o recurso e contar com o apoio do prefeito Luiz Marinho (PT) para evitar novas tragédias", ponderou o parlamentar.

"Solução" é exatamente o que espera a munícipe Shidney Aparecida Pereira Cagiano, a Zica. Moradora da Vila Vivaldi há 7 anos, Zica afirma ter enfrentado "a pior enchente". "É a terceira vez que me deparo com a situação e o poder público nunca se importou em mudar nossa realidade. Não precisamos de promessas, mas de ação efetiva."

Com o mesmo discurso, as moradoras do Jordanópolis Marlene da Silva Miquelassi e Iracema Aparecida Nardoni pediram intervenção do deputado para ação efetiva da Prefeitura. "Em época de eleição, todos prometem, mas a providência nunca vem", reclamou Iracema. "O asfalto ficou bonito, mas não fizeram uma galeria ou ao menos limparam o córrego. Depois da obra (sem a drenagem) tudo piorou", complementou Marlene.

O vereador Ramom Ramos - que encaminhou requerimento a Alex em janeiro solicitando recursos estaduais para prevenção de enchentes no Rudge Ramos, Vila Vivaldi e Jardim Orlandina - se comprometeu em fiscalizar o trabalho da Prefeitura. "Pedimos e vamos cobrar. Creio que o valor despendido pelo Estado seja suficiente para resolver, pelo menos, os problemas mais gritantes."