quarta-feira, 2 de abril de 2008

Entrevista: Gustavo Reis, do PPS, une PSDB e PT em Jaguariúna

Já estão unidos PPS, PSDB, PDT, PT, PV, PR e o PP para definir candidatura a prefeito de Jaguariúna. A união dos partidos políticos foi firmada em duas reuniões. A primeira aconteceu em novembro do ano passado e a segunda foi realizada em fevereiro deste ano. Disputam a candidatura Gustavo Reis, Valdir Parisi e Laércio Gothardo.

Gustavo Reis, vereador pelo PPS em Jaguariúna de 2001 a 2004, membro do Diretório Nacional do partido e vice-presidente Nacional da JPS (Juventude Popular Socialista), tem no PPS seu único partido de militância há 10 anos. Nesta entrevista, publicada no boletim informativo do PPS na região, Gustavo Reis destaca o crescimento do partido.

O que te levou a ingressar no PPS?

Completo 10 anos no PPS (Partido Popular Socialista), meu primeiro e único partido em toda minha vida. Este partido que tem como princípio a radicalidade democrática e uma história de luta e batalhas, conseguiu importantes vitórias, sempre preservando dois direitos que julgo fundamentais na humanidade: o direito a vida e o direito a liberdade.

Como você está completando 10 anos de PPS, poderia resgatar um pouco da trajetória do partido na região?

Nestes 10 anos tive o privilégio de acompanhar e contribuir para o fortalecimento dos ideais do Partido e para o crescimento do PPS na região. Faço aqui uma retrospectiva, a partir das eleições de 2000, em que o Partido obteve resultados relevantes. Em Jaguariúna, o PPS elegeu o vereador mais votado da coligação que unia PDT, PSB, PV e PC do B. Já em Pedreira foram dois vereadores, na coligação PPS e PC do B. Em Santo Antonio de Posse ainda não havia representatividade.

Em 2004 o PPS em Jaguariúna participou da coligação vitoriosa para prefeito municipal, juntamente com outros partidos e teve o terceiro vereador mais votado da cidade. Já em Pedreira, o PPS participou da coligação vitoriosa para prefeito, juntamente com outros partidos e elegeu dois vereadores, na coligação PPS, PDT e PTC. Em Santo Antonio de Posse o PPS elegeu o prefeito municipal com 7.396 votos, numa ampla coligação de vários partidos e elegeu o segundo vereador mais votado da cidade, na coligação PDT, PL e PPS.

Como avalia estas conquistas?

Analisando estes dados, observa-se um franco crescimento do Partido na região, que passa a ter presença política cada vez maior, pois em 2000 não lançou nenhum
candidato à prefeitura nestas cidades e mesmo assim conseguiu eleger três vereadores.

Em 2004 lançou um candidato próprio a prefeito, venceu a eleição e também elegeu três vereadores, sempre entre os mais votados nas cidades. Outra característica do Partido na região é sua vocação para promover alianças vitoriosas, formando e participando de amplas coligações com partidos do campo democrático e popular. Para as eleições municipais de 2008 o PPS da região deverá formar grandes coligações.

Quais as perspectivas futuras para o PPS na região?

Em Jaguariúna, o PPS estabeleceu uma forte aliança com PSDB, PDT, PT, PV, PR e PP, que irão escolher um candidato desta frente. Em Pedreira deve apoiar a reeleição do prefeito Hamilton Bernardes. Em Santo Antonio de Posse, o PPS tem candidato próprio, o atual prefeito Norberto de Oliverio, que é candidato à reeleição. Portanto, com esse quadro político atual, a tendência é o crescimento ainda maior do Partido Popular Socialista neste ano eleitoral.