segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Arnaldo Jardim propõe regulamentação nacional de veículos “hot rods”

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) apresentou Projeto de Lei nº. 1715/07 que dispõe sobre a regulamentação de veículos antigos modificados, mais conhecidos como “hot rods”, neste sábado (dia 11 de agosto).

O evento organizado pelos presidentes dos Amigos do Hot, Dimitrius Sâmaras, e da Associação dos Automóveis Antigos no Parque, José Antônio Sangirardi, reuniu dezenas de proprietários, empresários e apreciadores dos veículos “hot rods”, em São Paulo. Foi a oportunidade para Jardim apresentar os detalhes do projeto, além de fazer parte das comemorações pelo 4º aniversário do Amigos do Hot.

Ao contrário do que acontece em países como os Estados Unidos, onde a atividade de reformar, aparelhar e caracterizar veículos antigos é um hobby que conta com uma legislação especial e movimenta milhões de dólares, o Código de Trânsito Brasileiro não reconhece este tipo de veículo no País.

“Nos Estados Unidos existe uma legislação específica para os veículos antigos modificados, que são fabricados artesanalmente, desde a década de 60. Essa é uma atividade que movimenta milhões de dólares por ano. O Brasil já é uma referência internacional neste segmento, agora, com esta nova legislação esse segmento vai crescer e se desenvolver ainda mais”, comemorou Dimitrius.

“Também é importante salientar que muitas dessas modificações tornam o veículo antigo mais seguro, uma vez que fazem uso de peças e acessórios mais modernos e novos, além de itens de segurança que não existiam na época (ex. cinto de segurança, extintor, pisca - alerta e outros)”, defende o presidente dos Amigos do Hot.

Oportunidades da regulamentação

“Diante da atual cultura consumista, em que o que vale é somente comprar e descartar o que é antigo, a atividade de odificação de veículos com mais de 40 quarenta anos de fabricação possui, por certo, cunho histórico e cultural. Serve para resgatar e preservar a memória automobilística brasileira. Como se não bastasse, trata-se de uma atividade com um enorme e crescente potencial de geração de empregos e renda no Brasil (como o mercado de tintas, oficinas mecânicas, funilarias, tapeçarias, lojas de peças e acessórios)”, justifica o deputado Arnaldo Jardim.

Nesse sentido, o deputado propôs por meio de projeto de lei a inclusão deste tipo de veículo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a fim de legalizar situações consideradas até então marginais e, ao mesmo tempo, coibir excessos e alterações que possam incorrer em insegurança para motoristas, passageiros e pedestres.

“Entre outros pontos, sugerimos a inclusão de classificação específica de veículo, quanto à espécie (modificado antigo) para suprir essa lacuna legal. Do mesmo modo, os veículos fabricados há mais de 40 (quarenta) anos e que sofreram modificação deverão ser submetidos à inspeção específica, de acordo com as condições próprias desse tipo de alteração”, finaliza.

Eventos importantes

Em São Paulo, todas as quintas-feiras à noite, a Associação dos Automóveis Antigos no Parque realiza um encontro que reúne mais de cem veículos no Parque das Bicicletas. Já os Amigos do Hot, promovem há três anos um Encontro Nacional de Hot, em Águas de Lindóia, que será realizado entre os dias 06 a 09 de setembro.

“São centenas de colecionadores, apreciadores e empresários, apaixonados por carros, que se dedicam a esta prática no Brasil. Trata-se de uma atividade que desenvolve ações sociais, encontros e eventos, que encontram dificuldades para circular com seus veículos, diante da ausência de uma regulamentação específica no Código Brasileiro de Trânsito”, destaca Dimitrius Sâmaras.

(Gabriel Pitta, da assessoria do deputado federal Arnaldo Jardim)