
Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha coloca os serviços de limpeza urbana como os mais bem avaliados pelos munícipes, com um índice de aprovação de ótimo/bom por 64% dos entrevistados. Em seguida, os entrevistados apontam a Limpeza das Ruas e Avenidas, com 36% de aprovação.
O levantamento compara ainda que, em gestões anteriores, a coleta de lixo apresentava o segundo lugar como maior problema da cidade, por conta de dívidas das empresas de coleta e também por greves que atingiram o setor. Na atual gestão, mesmo com dificuldades com a reavaliação dos contratos de concessão, vida útil dos aterros sanitários e o enfrentamento de uma greve de lixeiros, ocorreu uma aprovação por parte dos munícipes.
Para o secretário municipal de Serviços, Dimas Ramalho, esses números reforçam e demonstram ainda mais a seriedade do serviço prestado à população em relação ao lixo gerado na capital.
“São resultados que vem ao encontro do trabalho proposto pelo prefeito Gilberto Kassab e que procuramos melhorar cada vez mais. O objetivo é que a satisfação seja maior, todas as solicitações possam ser atendidas e tenhamos uma cidade mais limpa e com qualidade de vida. Essa é a nossa meta, também fruto do pensamento progressista do nosso partido”, afirma Ramalho.
Auditoria do TCE aprova serviços
Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), órgão de caráter fiscalizador, que realizou a avaliação nos meses de fevereiro a março, também apontou que os serviços de varrição e complementares têm uma aprovação de qualidade de 65,12%.
O Programa de Limpeza Pública, onde foram empenhados R$ 777,898 milhões, representa 32,85% do total gasto na função. Do valor empenhado, 95,56% foram empregados na concessão de Serviços Divisíveis de Limpeza e na Varrição de Lavagem de Vias Públicas. A auditoria analisou as 11 (onze) metas previstas no Plano Plurianual para o setor.
(Da assessoria da Secretaria de Serviços da Cidade de São Paulo)