O PPS tem tudo para um bom desempenho eleitoral no Vale do Paraíba e Litoral Norte, segundo avaliação do coordenador político no Estado de São Paulo para as eleições de 2008, Edivaldo Húngaro, vereador de Itatiba, e dos participantes do Encontro Regional que o partido promoveu na Câmara Municipal de São José dos Campos, no último sábado, 11/8.
A região elegeu quatro prefeitos do PPS nas eleições municipais passadas (Roseira, Natividade da Serra, Pindamonhangaba e São Sebastião) e 37 vereadores. “Para 2008 o PPS vai lançar de 6.200 a 6.500 candidatos com perspectiva de eleger 650 vereadores”, avalia Húngaro.
Ao abrir o evento, o presidente estadual do PPS, deputado estadual Davi Zaia, disse que o momento é do partido discutir a questão das cidades, com objetivos não apenas eleitorais, mas de formular propostas para o crescimento econômico com distribuição de renda, inclusão social e cidadania.
O encontro contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Pedrosa Cury (PSDB), que elogiou a participação do PPS em sua administração.
“Vocês ajudam a administrar a cidade em áreas vitais como a social e a de obras e manutenção”.
O partido, em coligação com o PSDB, conta com duas secretarias municipais e elegeu dois vereadores, Miranda Ueb (em seu quinto mandato) e Robertinho da Padaria. Ambos participaram do evento.
A meta, segundo o presidente municipal do PPS, Osman Cordeiro, é eleger quatro vereadores nas próximas eleições, e indicar o candidato a vice-prefeito, novamente em coligação com o partido do prefeito Cury.
O discurso do prefeito de São José dos Campos foi elogiado pelo deputado federal Arnaldo Jardim, que analisou as características diferenciadas da região do ponto de vista de suas belezas naturais, de sua pujança industrial e de suas características históricas.
Jardim também falou da atuação do partido na Câmara federal, do esforço dos parlamentares para aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para readequar o número de vereadores nos legislativos municipais e o fortalecimento da concepção reafirmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de que o mandato parlamentar pertence aos partidos políticos.
O Encontro reservou parte destacada dos trabalhos para a avaliação da situação do PPS nos diversos municípios da região. Falaram por suas cidades, os representantes de Taubaté, São Bento do Sapucaí, São Sebastião, Pindamonhangaba, Ubatuba, Jacareí, Cunha, Piquete, Paraibuna e Caraguatatuba. Também estiveram representadas as cidades de Caçapava, Ilha Bela e Guaratinguetá.
São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, administrado pelo prefeito Juan Garcia, está entre os municípios que partem para a disputa eleitoral com boas perspectivas. É representado na Câmara municipal por dois vereadores e espera eleger de quatro a cinco candidatos, em coligação com dez partidos políticos (com o PPS liderando a chapa), na avaliação de Garcia.
Sem traçar prognósticos, o prefeito de Pindamonhangaba, João Ribeiro, outro município sobre responsabilidade do PPS, fez um balanço social de sua administração, com destaque para o saneamento financeiro do município, aumento do piso salarial dos servidores públicos em 40% (a meta é chegar aos 60%) e oferta de cursos de qualificação profissional para a população.
Em Taubaté, o destaque é a atuação dos dois vereadores do partido, Henrique Nunes e Polyana de Araujo. O PPS está em negociação com diversas forças políticas do município para a montagem de chapa para a disputa da eleição para prefeito.
A vereadora Polyana se destaca pelo trabalho que está fazendo na área da educação. Ela enfatizou o encontro regional o trabalho do partido, marcado pelo “companheirismo”, e fez um chamado especial para a participação das mulheres na política. “Trabalho da mulher também é na política”, disse. Polyana defendeu um maior foco do PPS na filiação das mulheres.
(Silvano Tarantelli, da assessoria do deputado estadual Davi Zaia)