O PPS-SP já se organiza para as eleições de 2008, revitalizando diretórios municipais e promovendo a filiação ao partido de lideranças expressivas, como é o caso de Mauro Menuchi, pré-candidato à Prefeitura de Jundiaí, na foto entre os deputados que compõem a bancada estadual do PPS na Assembléia: David Zaia, Vitor Sapienza, Alex Manente, Roberto Morais e Luis Carlos Gondim.
A lei eleitoral determina que a filiação partidária dos candidatos às eleições municipais de 2008 (para vereadores e prefeitos) esteja regularizada até o final de setembro de 2007, ou seja, um ano antes do pleito.
Além de Mauro Menuchi em Jundiaí, o PPS tem outras lideranças representativas como Wagner Rubinelli (Mauá), Lair da Apae (Ribeirão Pires) e Edna Flor (Araçatuba), sem contar os municípios já administrados pelo PPS, onde os prefeitos podem se reeleger (por exemplo, Juan Pons Garcia, em São Sebastião) ou fazer seu sucessor (como Edinho Araújo, reeleito prefeito de Rio Preto em 2004).
Ação estratégica em 47 cidades
O PPS de São Paulo já começa a se preparar para as eleições municipais de 2008, quando o partido centrará esforços em municípios com mais de 100 mil eleitores. No estado são 47 cidades nesse situação, que representam 66% do eleitorado.
O Diretório Estadual nomeou Edvaldo Hungaro, membro da Executiva e vereador de Itatiba, como coordenador regional eleitoral para definir, em parceria com a coordenação eleitoral nacional, as estratégias que serão adotadas nesses municípios.
A coordenação regional já está convocando os dirigentes do partido nas 47 maiores cidades para uma reunião. Esses passos foram definidos durante reunião entre o secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, o presidente do PPS de Minas Gerais, Paulo Elisiário, que é Coordenador Eleitoral Nacional da legenda, e o deputado estadual David Zaia, presidente do PPS do Estado de São Paulo.
Todo esse trabalho faz parte do projeto "Pé na Estrada", que visa itensificar as ações do partido nos 164 municípios brasileiros com mais de 100 mil eleitores, que representam 46% de eleitorado do país. O projeto está inserido no Planejamento Estratégico da legenda para 2007 e 2008 e busca o crescimento do partido nas próximas eleições municipais.
Segundo Rubens Bueno, as cidades de grande eleitorado terão atenção especial da direção nacional do PPS, com visitas do presidente Roberto Freire.
"Nossa idéia é, de forma antecipada, preparar a atuação do partido nessas cidades, explicando aos dirigentes do PPS nosso planejamento estratégico, suas tarefas e responsabilidades. Tudo visando a filiação de novas lideranças e formação de chapas fortes de vereadores e candidatos próprios a prefeito para a eleição municipal de 2008", explica Bueno.
O Projeto "Pé na Estrada" terá em cada estado uma Coordenação Eleitoral, que fará todo acompanhamento, colhendo informações periódicas sobre os municípios com mais de 100 mil eleitores onde o partido disputará as eleições. Ela estará atuando de forma integrada com a Coordenação Nacional. Já os municípios com menos de 100 mil habitantes terão suas ações acompanhadas pelas direções estaduais e municipais do partido.
Faltando mais de um ano para o início da campanha eleitoral de 2008, o PPS/SP já tem cerca de 40 pré-candidatos a prefeito no interior de São Paulo, segundo informa o coordenador eleitoral, Edvaldo Hungaro. Confira:
Aguaí - Gutemberg Adrian de Oliveira (atual vereador)
Amparo - Mario Ancona (vereador, atual presidente da Câmara)
Andradina - Ernesto Silva (prefeito, disputa a reeleição)
Araçatuba - Edna Flor (ex-vereadora)
Arujá - João do Gás
Barra Bonita - Nenê (ex-prefeito)
Barretos - Emanuel Carvalho (reeleição)
Bertioga - Dr. Alexandre (médico da cidade)
Caconde - Zé Bento (presidente da Câmara)
Catiguá - Vera Lúcia Azevedo Valejo (reeleição)
Cordeirópolis - Carlos César Féio (reeleição)
Cubatão - Adalberto (ambientalista)
Hortolândia - Jair Padovan (ex-prefeito)
Iacri - Claudio Andreazza (ex-prefeito)
Ilhabela - Toninho Colucci (ex-secretário de Saúde)
Indiana - Antonio Poletto (ex-prefeito)
Iracemápolis - Pelé (ex-vereador)
Itanhaém - Josiane Caetano (ex-vereadora)
Itapuí - Gilberto Pancho (reeleição)
Itatiba - Marina Bredariol (ex-vereadora)
Jaboticabal - José Carlos Hori (reeleição)
Jaú - Paulo Sérgio
José Bonifácio - Isabel (presidente da Câmara)
Jundiaí - Mauro Menucchi (ex-deputado)
Marinópois - Valter (reeleição)
Mauá - Rubinelli (ex-deputado)
Mineiros do Tietê - João Sanchez
Mongaguá - Zé Pedro (vereador)
Paulo de Faria - Andrey (ex-vereador)
Pindamonhangaba - João Ribeiro (reeleição)
Presidente Epitácio - Vitalino (vereador)
Presidente Prudente - Virgilio Tiezzi (ex-prefeito)
Rosana - Demi da Gleba (presidente da Câmara)
São Bernardo - Otávio Manente (ex-secretário de Obras)
São Sebastião - Juan Pons Garcia (reeleição)
Sumaré - Dirceu Dalben (ex-prefeito)
Taciba - Dito (vice-prefeito)
Ubarana - Lapinha
Várzea Paulista - Júnior Aprilante (vice-prefeito)
Votorantim - Erick (ex-vereador)
Mais informações, entre em contato:
PPS/SP - Partido Popular Socialista de São Paulo
Rua Dona Germaine Burchard, 352
Bairro da Água Branca - São Paulo/SP - CEP 05002-061
Tel. (11) 3675-6492 / 2157-8823 / 3477-2388