A primeira Frente Parlamentar instituída pela nova legislatura da Assembléia Legislativa vai discutir a criação de uma lei em defesa da represa Billings, que abastece grande parte da Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa é do deputado estadual Alex Manente (PPS) , cuja base de atuação é o ABC, região constituída de áreas de mananciais.
O objetivo da Frente Parlamentar é definir uma política de uso e ocupação do solo da região da Billings, em virtude da invasão dos mananciais e do conseqüente crescimento desordenado da região.
Pretende-se fomentar movimentos ecológicos pró-Billings envolvendo a sociedade civil organizada e estimular projetos que priorizem o lazer na represa, bem como o uso sustentável da água oriunda do ecossistema Billings.
As discussões vão envolver os poderes Executivo e Legislativo, Ministério Público, secretarias de Meio Ambiente e de Energia, empresas públicas e autarquias envolvidas na questão ambiental, Sub-Comitê da Bacia da Billings, organizações não-governamentais e lideranças comunitárias.
Segundo o deputado estadual Alex Manente, coordenador da Frente Parlamentar da Billings, “num momento em que se discute o aquecimento global, torna-se imprescindível conter o avanço de núcleos habitacionais, com uma ação integrada em defesa do meio ambiente, para se evitar prejuízos incalculáveis ao ecossistema Billings”.