sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O PPS e a estratégia eleitoral para o Estado de São Paulo


O PPS-SP já se organiza para as eleições de 2008, revitalizando diretórios municipais e promovendo a filiação ao partido de lideranças expressivas, como é o caso de Mauro Menuchi, pré-candidato à Prefeitura de Jundiaí, na foto entre os deputados David Zaia, Vitor Sapienza, Alex Manente, Roberto Morais e Luis Carlos Gondim.

A lei eleitoral determina que a filiação partidária dos candidatos às eleições municipais de 2008 (para vereadores e prefeitos) esteja regularizada até um ano antes do pleito (prazo que em 2007 se encerrou em 5 de outubro).


Outro recém-filiado ao PPS é o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, vereador Edinaldo de Menezes, o Dedé, que anunciou a intenção de concorrer à Prefeitura do município.

Ele fez o anúncio após ser recebido pelos deputados que compõem a bancada do PPS na Assembléia Legislativa (Dedé é o terceiro da foto, entre David Zaia, presidente estadual do PPS; Roberto Morais, líder do partido na Assembléia; Alex Manente, coordenador regional do PPS no Grande ABC; Vitor Sapienza e Luís Carlos Gondim).

Além de Mauro Menuchi em Jundiaí e Dedé em Ribeirão Pires, o PPS tem outras lideranças representativas, como Wagner Rubinelli (Mauá), Lair da Apae (também em Ribeirão Pires) e Edna Flor (Araçatuba), sem contar os municípios já administrados pelo PPS, onde os prefeitos podem se reeleger (por exemplo, Juan Pons Garcia, em São Sebastião, e João Ribeiro, em Pindamonhangaba) ou fazer seu sucessor (como Edinho Araújo, reeleito prefeito de Rio Preto em 2004).

Ação estratégica em 47 cidades


A principal estratégia do PPS para as eleições municipais de 2008 é centrar esforços em municípios com mais de 100 mil eleitores. No estado são 47 cidades nesse situação, que representam 66% do eleitorado.

O Diretório Estadual nomeou Edvaldo Hungaro, membro da Executiva e vereador de Itatiba, como coordenador regional eleitoral para definir, em parceria com a coordenação eleitoral nacional, as estratégias que serão adotadas nesses municípios.

No dia 7 de julho houve a primeira reunião entre os dirigentes do partido nas 47 maiores cidades paulistas com o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, o coordenador eleitoral nacional da legenda, Paulo Elisiário, o deputado estadual David Zaia, presidente do PPS do Estado de São Paulo, e o deputado federal Arnaldo Jardim, vice-líder da bancada do PPS na Câmara.

Todo esse trabalho faz parte do projeto "Pé na Estrada", que visa itensificar as ações do partido nos 164 municípios brasileiros com mais de 100 mil eleitores, que representam 46% de eleitorado do país. O projeto está inserido no Planejamento Estratégico da legenda para 2007 e 2008 e busca o crescimento do partido nas próximas eleições municipais.

Segundo o secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, as cidades de grande eleitorado terão atenção especial da direção nacional do PPS, com visitas do presidente Roberto Freire.

"Nossa idéia é, de forma antecipada, preparar a atuação do partido nessas cidades, explicando aos dirigentes do PPS nosso planejamento estratégico, suas tarefas e responsabilidades. Tudo visando a filiação de novas lideranças e formação de chapas fortes de vereadores e candidatos próprios a prefeito para a eleição municipal de 2008", explica Bueno.

O Projeto "Pé na Estrada" tem em cada estado uma Coordenação Eleitoral, que fará todo acompanhamento, colhendo informações periódicas sobre os municípios com mais de 100 mil eleitores onde o partido disputará as eleições. Ela atua de forma integrada com a Coordenação Nacional. Já os municípios com menos de 100 mil habitantes terão suas ações acompanhadas pelas direções estaduais e municipais do partido.

Faltando mais de um ano para o início da campanha eleitoral de 2008, o PPS/SP já tem cerca de 40 pré-candidatos a prefeito no interior de São Paulo, segundo informa o coordenador eleitoral, Edvaldo Hungaro. Confira:

Aguaí - Gutemberg Adrian de Oliveira (atual vereador)

Amparo - Mario Ancona (vereador, atual presidente da Câmara)

Andradina - Ernesto Silva (prefeito, disputa a reeleição)

Araçatuba - Edna Flor (ex-vereadora)

Arujá - João do Gás

Barra Bonita - Nenê (ex-prefeito)

Barretos - Emanuel Carvalho (reeleição)

Bertioga - Dr. Alexandre (médico da cidade)

Caconde - Zé Bento (presidente da Câmara)

Catiguá - Vera Lúcia Azevedo Valejo (reeleição)

Cordeirópolis - Carlos César Féio (reeleição)

Cubatão - Adalberto (ambientalista)

Hortolândia - Jair Padovan (ex-prefeito)

Iacri - Claudio Andreazza (ex-prefeito)

Ilhabela - Toninho Colucci (ex-secretário de Saúde)

Indiana - Antonio Poletto (ex-prefeito)

Iracemápolis - Pelé (ex-vereador)

Itanhaém - Josiane Caetano (ex-vereadora)

Itapuí - Gilberto Pancho (reeleição)

Itatiba - Marina Bredariol (ex-vereadora)

Jaboticabal - José Carlos Hori (reeleição)

Jaguariúna - Gustavo Reis (ex-vereador)

Jaú - Paulo Sérgio

José Bonifácio - Isabel (presidente da Câmara)

Jundiaí - Mauro Menucchi (ex-deputado)

Marinópois - Valter (reeleição)

Mauá - Rubinelli (ex-deputado)

Mineiros do Tietê - João Sanchez

Mongaguá - Zé Pedro (vereador)

Paulo de Faria - Andrey (ex-vereador)

Pindamonhangaba - João Ribeiro (reeleição)

Presidente Epitácio - Vitalino (vereador)

Presidente Prudente - Virgilio Tiezzi (ex-prefeito)

Ribeirão Preto - José Aparecido Da Silva (prefeito do Campus da USP no município)

Rosana - Demi da Gleba (presidente da Câmara)

Santo André - Fernando Gomes (empresário e ex-vereador)

São Bernardo - Otávio Manente (ex-secretário de Obras)

São Sebastião - Juan Pons Garcia (reeleição)

Sumaré - Dirceu Dalben (ex-prefeito)

Taciba - Dito (vice-prefeito)

Ubarana - Lapinha

Várzea Paulista - Júnior Aprilante (vice-prefeito)

Votorantim - Erick (ex-vereador)