sexta-feira, 28 de setembro de 2007

PPS/SP põe o "Pé na Estrada" e promove oito encontros regionais


Em pouco mais de dois meses, o PPS de São Paulo promoveu encontros partidários em oito regiões do Estado, com mais de 100 cidades representadas dentro do projeto "Pé na Estrada", que percorrerá os 164 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

O ritmo dos eventos indica a preocupação do partido em se preparar para obter um excelente desempenho nas eleições municipais de 2008 e também serviu para organizar a participação da militância na Conferência Caio Prado Júnior, que aconteceu em Brasília, entre 17 e 19 de agosto.

Foram promovidos eventos em Martinópolis / Presidente Prudente (26/5), Ourinhos (26/5), São Paulo (7/7), São José do Rio Preto (27/7), Jundiaí (28/7), Guarulhos (3/8), Campinas (4/8), Vale do Paraíba e Litoral Norte (11/8).

Clique aqui para acompanhar todas as informações sobre a mobilização do PPS/SP para as eleições municipais de 2008.

“Oficialmente a campanha eleitoral só começa em julho de 2008, depois das convenções. Mas queremos colocar já o time em campo e promover encontros para debater soluções para os problemas dos municípios. A Conferência Caio Prado Júnior ofereceu a oportunidade e o material para que fizessemos isso, com a participação de nossos pré-candidatos, antes da oficialização das candidaturas na convenção”, explica o presidente do PPS de São Paulo e deputado estadual Davi Zaia.

Campinas

Em 4/8, o PPS reuniu os municípios da região de Campinas, na Câmara Municipal da cidade. O encontro regional contou com a participação do presidente nacional do partido, Roberto Freire, e do deputado federal Arnaldo Jardim, e foi presidido pelo deputado estadual Davi Zaia.

Os participantes, pré-candidatos a prefeituras municipais e presidentes do partido nos municípios relataram a situação da sigla partidária em suas localidades. Falaram sobre as suas cidades, os representantes dos municípios de Campinas, Conchal, Rio Claro, Jaguariúna, Espírito Santo do Pinhal, Iracemápolis, Mineiros do Tietê, Analândia, Limeira, Ortolândia, Valinhos, Atibaia, Mogi Guaçú, Artur Nogueira, Sumaré, Paulínia, Santa Gertrudes, Pirassununga e Itatiba (Zaia falou por sua cidade natal, Cordeirópolis, na impossibilidade da presença do prefeito Carlos César Tamiaso).

A mesa foi composta pela pré-candidata a prefeita de Itatiba, Marina Bredariol, pelo vereador de Itatiba e coordenador do trabalho político nos municípios paulistas, Edivaldo Húngaro, pelo vice-prefeito e pré-candidato a prefeito de Conchal, Antonio Aparecido Pelissari, pelo prefeito de Santa Gertrudes, Valtimir Ribeirão (PMDB), o presidente do PPS de Campinas, André Von Zuben, e o vereador Wallace Ananias de Freitas Bruno, de Pirassununga, além de Davi Zaia, Arnaldo Jardim e Roberto Freire.

Alguns pré-candidatos fizeram perguntas a Arnaldo Jardim e Roberto Freire sobre mudanças na legislação eleitoral e a reforma política, esta última bastante discutida no início dos trabalhos parlamentares deste ano, mas que não se concretizou. Alterações como o voto distrital e as listas partidárias acabaram não vingando. Restaram outras como a federação de partidos e o financiamento público de campanha que, ao que tudo indica também acabarão no esquecimento.

Pela Câmara dos Deputados não haverá mudança, declarou categoricamente Roberto Freire. Ele foi duro com o governo Lula. “A situação é de interesse do governo que está cooptando e corrompendo os deputados”. Freire disse que Lula está ampliando a sua base de sustentação apelando para esse expediente. Ele citou casos dentro do próprio partido, como o de um deputado federal que se desligou do PPS, passando da oposição para a base governista.

A mudança de partido político por deputados e vereadores remete a dois pareceres do TSE, motivados por consultas, que ao interpretar a legislação eleitoral, considera que mandatos dos parlamentares pertencem aos partidos pelos quais foram eleitos. O STF (Supremo Tribunal Federal) irá decidir se nesse caso, os parlamentares que trocaram de partido durante os seus mandatos serão substituídos pelos seus suplentes.

Para Arnaldo Jardim, o governo “apequenou” a reforma. Segundo ele, as possibilidades de mudanças são pequenas. Em relação às coligações, Jardim disse que o PPS não vai defender alinhamento automático e que a dinâmica municipal é o conceito aplicado pelo partido, respondendo às questões de que se nos municípios as coligações entre partidos deveriam ficar subordinadas à decisão dos partidos em nível nacional.

Independente de alterações que possam acontecer na legislação eleitoral, Davi Zaia defendeu a importância de continuar trabalhando pela formação de chapas próprias, mesmo porque, segundo ele, não está afastada a possibilidade de as coligações serem proibidas.

Nessa mesma linha, o presidente do PPS em Campinas, André Von Zuben, citou o exemplo da insistência do partido local na formação de chapas próprias nas eleições passadas que acabaram fortalecendo a legenda e criaram as condições para o partido eleger dois vereadores na cidade.

Davi insistiu na importância da participação do partido nos movimentos sociais, junto às associações de moradores, de empresários, como a melhor forma de organização do PPS e de fortalecimento da sigla.

Guarulhos

Na noite de 3 de agosto, uma sexta-feira, o PPS de Guarulhos promoveu o seu encontro regional que contou com a presença dos municípios da Região do Alto Tietê. Representantes de partidos políticos como o PSOL, PC do B, PV, PT do B e DEM, que a exemplo do PPS fazem oposição ao governo municipal, fizeram questão de comparecer à Câmara Municipal de Guarulhos em reconhecimento à postura do partido na cidade, por sua atuação e conduta ética.

O encontro, dirigido pelo presidente municipal do partido, Eduardo Rocha, marcou a filiação de novos integrantes do partido, muitos dos quais pré-candidatos a vereador, que tiveram suas fichas abonadas pelo presidente do PPS, Roberto Freire, também presente ao encontro.

Durante o acontecimento político foram feitas muitas críticas à administração municipal do PT em Guarulhos que, segundo alguns dos participantes, reproduz o que acontece no governo federal, tanto em relação às denúncias de corrupção quanto aos casos de cooptação de vereadores para a situação. A mulher do prefeito Elói Pietá, a deputada federal Janete Pietá, que pode ser indicada para sucedê-lo, foi mencionada pelas doações que recebeu de empreiteiras durante a campanha eleitoral, que são contratadas pela Prefeitura.

Sobre esse último aspecto, o vereador do PPS em Guarulhos, o médico Ricardo Ruiz, disse que dos 34 vereadores da Câmara Municipal, 30 fazem parte da bancada do governo e apenas quatro cumprem o papel de fiscalizar o Executivo e legislar.

A Conferência Caio Prado Júnior fez parte do tema do encontro. O presidente regional do PPS Davi Zaia falou de sua importância para construir alternativas que façam frente ao crescimento insuficiente da economia, que não é capaz de resolver o problema do desemprego e da péssima distribuição de renda do país. Ele ressaltou o esforço de fortalecimento do PPS.

“O Partido só existe se tiver participação na vida dos municípios”. Zaia disse que a eleição de vereadores do PPS irá se refletir na melhora de atuação das casas legislativas de cada cidade.

São José do Rio Preto

Em Rio Preto, cerca de 70 dos 110 municípios da região estiveram representados no Encontro Regional do PPS, no dia 27 de julho. Desses, 35 municípios contam com chapas completas de pré-candidatos a prefeito e vereador.

Jundiaí

No dia 24 de julho, 14 municípios da região de Jundiaí e do Circuito das Águas participaram do Encontro Regional do PPS. O ex-deputado e vereador Mauro Menucchi disse durante o evento que o PPS está cada vez mais forte e despertando o interesse de quadros políticos experientes da região.

Vale do Paraíba e Litoral Norte

O PPS tem tudo para um bom desempenho eleitoral no Vale do Paraíba e Litoral Norte, segundo avaliação do coordenador político no Estado de São Paulo para as eleições de 2008, Edivaldo Húngaro, vereador de Itatiba, e dos participantes do Encontro Regional que o partido promoveu na Câmara Municipal de São José dos Campos, no dia 11 de agosto.

A região elegeu quatro prefeitos do PPS nas eleições municipais passadas (Roseira, Natividade da Serra, Pindamonhangaba e São Sebastião) e 37 vereadores. “Para 2008 o PPS vai lançar de 6.200 a 6.500 candidatos com perspectiva de eleger 650 vereadores”, avalia Húngaro.

Ao abrir o evento, o presidente estadual do PPS, deputado estadual Davi Zaia, disse que o momento é do partido discutir a questão das cidades, com objetivos não apenas eleitorais, mas de formular propostas para o crescimento econômico com distribuição de renda, inclusão social e cidadania.

O encontro contou com a presença do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Pedrosa Cury (PSDB), que elogiou a participação do PPS em sua administração.

“Vocês ajudam a administrar a cidade em áreas vitais como a social e a de obras e manutenção”.

O partido, em coligação com o PSDB, conta com duas secretarias municipais e elegeu dois vereadores, Miranda Ueb (em seu quinto mandato) e Robertinho da Padaria. Ambos participaram do evento.

A meta, segundo o presidente municipal do PPS, Osman Cordeiro, é eleger quatro vereadores nas próximas eleições, e indicar o candidato a vice-prefeito, novamente em coligação com o partido do prefeito Cury.

O discurso do prefeito de São José dos Campos foi elogiado pelo deputado federal Arnaldo Jardim, que analisou as características diferenciadas da região do ponto de vista de suas belezas naturais, de sua pujança industrial e de suas características históricas.

Jardim também falou da atuação do partido na Câmara federal, do esforço dos parlamentares para aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para readequar o número de vereadores nos legislativos municipais e o fortalecimento da concepção reafirmada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de que o mandato parlamentar pertence aos partidos políticos.

O Encontro reservou parte destacada dos trabalhos para a avaliação da situação do PPS nos diversos municípios da região. Falaram por suas cidades, os representantes de Taubaté, São Bento do Sapucaí, São Sebastião, Pindamonhangaba, Ubatuba, Jacareí, Cunha, Piquete, Paraibuna e Caraguatatuba. Também estiveram representadas as cidades de Caçapava, Ilha Bela e Guaratinguetá.

São Sebastião, no Litoral Norte do Estado, administrado pelo prefeito Juan Garcia, está entre os municípios que partem para a disputa eleitoral com boas perspectivas. É representado na Câmara municipal por dois vereadores e espera eleger de quatro a cinco candidatos, em coligação com dez partidos políticos (com o PPS liderando a chapa), na avaliação de Garcia.

Sem traçar prognósticos, o prefeito de Pindamonhangaba, João Ribeiro, outro município sobre responsabilidade do PPS, fez um balanço social de sua administração, com destaque para o saneamento financeiro do município, aumento do piso salarial dos servidores públicos em 40% (a meta é chegar aos 60%) e oferta de cursos de qualificação profissional para a população.

Em Taubaté, o destaque é a atuação dos dois vereadores do partido, Henrique Nunes e Polyana de Araujo. O PPS está em negociação com diversas forças políticas do município para a montagem de chapa para a disputa da eleição para prefeito.

A vereadora Polyana se destaca pelo trabalho que está fazendo na área da educação. Ela enfatizou o encontro regional o trabalho do partido, marcado pelo “companheirismo”, e fez um chamado especial para a participação das mulheres na política. “Trabalho da mulher também é na política”, disse. Polyana defendeu um maior foco do PPS na filiação das mulheres.

Ourinhos, Martinópolis e Presidente Prudente

Dois encontros foram realizados em 26 de maio: um em Ourinhos, reunindo representantes de 7 cidades, e outro na Câmara Municipal de Martinópolis, com a participação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 17 municípios da região, com a presença de Davi Zaia e Edvaldo Hungaro.

São Paulo

Em São Paulo, o encontro do partido reuniu mais de 100 dirigentes do PPS, no dia 7 de julho, na Assembléia Legislativa. Dos 47 municípios com mais de 100 mil habitantes do Estado, 36 foram representados por prefeitos, vereadores, e pré-candidatos para as eleições municipais do próximo ano.

Entre os presentes, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, a ex-deputada Zulaiê Cobra Ribeiro, até então sem partido e que dizia estar "namorando" o PPS, e o ex-goleiro Ronaldo, do Corinthians, recém filiado e pré-candidato a vereador em São Paulo.

Leia aqui mais informações sobre o encontro ocorrido em São Paulo, na Assembléia Legislativa.