A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara irá votar, nesta quarta-feira, requerimento apresentado pelos deputados Arnaldo Jardim (SP), vice-líder do PPS, e Cezar Silvestri (PPS-PR) solicitando audiência pública para debater a concentração do mercado de cerveja no Brasil.
O pedido tem como justificativa o anúncio de compra pela Ambev de duas fábricas, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Para os parlamentares, a aquisição pela Ambev das cervejarias Petrópolis (detentora das marcas Crystal e Itaipava) e Cintra (detentora das marcas Cintra e Mulata) – estimada em 15 milhões de dólares – aumenta ainda mais a concentração do mercado de cerveja nacional nas mãos da empresa de capital exclusivamente estrangeiro e detentora de quase 70% do mercado nacional.
“O debate tem a finalidade de esclarecer a operação de compra das duas cervejarias pela Ambev e também o possível fechamento de postos de trabalho tão logo seja concluído o negócio”, disse Jardim, que considera necessária a presença de representantes do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), de órgão de defesa do consumidor e da Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor) à audiência.
Segundo Silvestri, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o debate sobre as condições de compra das cervejarias é importante por se tratar de ações indicativas de dumping, que estariam sendo praticadas pela Ambev como medida para impedir o crescimento de pequenas empresas deste setor no país. A comissão se reúne às 10h no plenário 8.