O PPS de São Paulo já começa a se preparar para as eleições municipais de 2008, quando o partido centrará esforços em municípios com mais de 100 mil eleitores. No estado são 47 cidades nesse situação, que representam 66% do eleitorado.
Até o dia 8 de maio o partido deve nomear um coordenador regional eleitoral para definir, em parceria com a Coordenação Eleitoral Nacional, as estratégias que serão adotadas nesses municípios.
Em seguida, a coordenação regional convocará os dirigentes do partido nas 47 maiores cidades para uma reunião. Esses passos foram definidos nesta quinta-feira, em São Paulo, durante reunião entre o secretário-geral do PPS, Rubens Bueno, o presidente do PPS de Minas Gerais, Paulo Elisiário, que é Coordenador Eleitoral Nacional da legenda, e o deputado estadual David Zaia, presidente do PPS do Estado de São Paulo.
Todo esse trabalho faz parte do projeto "Pé na Estrada", que visa itensificar as ações do partido nos 164 municípios brasileiros com mais de 100 mil eleitores, que representam 46% de eleitorado do país. O projeto está inserido no Planejamento Estratégico da legenda para 2007 e 2008 e busca o crescimento do partido nas próximas eleições municipais.
Segundo Rubens Bueno, as cidades de grande eleitorado terão atenção especial da direção nacional do PPS, com visitas do presidente Roberto Freire.
"Nossa idéia é, de forma antecipada, preparar a atuação do partido nessas cidades, explicando aos dirigentes do PPS nosso planejamento estratégico, suas tarefas e responsabilidades. Tudo visando a filiação de novas lideranças e formação de chapas fortes de vereadores e candidatos próprios a prefeito para a eleição municipal de 2008", explica Bueno.
O Projeto "Pé na Estrada" terá em cada estado uma Coordenação Eleitoral, que fará todo acompanhamento, colhendo informações periódicas sobre os municípios com mais de 100 mil eleitores onde o partido disputará as eleições. Ela estará atuando de forma integrada com a Coordenação Nacional. Já os municípios com menos de 100 mil habitantes terão suas ações acompanhadas pelas direções estaduais e municipais do partido.
"O Pé na Estrada" teve suas atividades iniciadas no Paraná, onde o programa foi lançado no dia 29 de março. Lá, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, visitou as cidades de Londrina, Maringá, Campo Mourão, Cascavel e Foz do Iguaçu. Em seguida Freire esteve no estado de Alagoas, lançando o mesmo projeto em Maceió e São Miguel.
Paulo Elisiário, coordenador nacional eleitoral do partido, adianta que na próxima semana o partido estará organizando as ações do "Pé na Estrada" no Rio de Janeiro e no Espírito Santos.
"Depois partiremos para o Nordete. Nossa intenção é dividir a região em dois grupos para, possivelmente, fazer reuniões na Bahia e no Maranhão. Também poderemos fazer isso no Sul, no Norte e no Centro Oeste", afirmou.